Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Supremo reconhece uniao de homossexuais


Me surpreendeu hoje o numero de ministros no Supremo que votaram a favor do reconhecimento de uniões estáveis de homossexuais, aos mesmos moldes do que se chama de união estável num relacionamento heterossexual, com os mesmos direitos e deveres.

A CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) esteve presente pra questionar a votação, mas de nada adiantou. Apenas um ministro não votou, por haver impedimento da época em que foi advogado-geral da União.

Algumas frases foram contundentes, como da ministra Ellen Grace, que disse que "uma sociedade decente e uma sociedade que não humilha seus integrantes", ou do ministro Marco Aurélio Mello que ponderou que "o Brasil esta vencendo uma guerra desumana contra o preconceito, que significa promover o desenvolvimento do Estado de direito".

O Congresso e dentre os poderes aquele que ainda não obteve avanços, mas sem duvida a decisão do Supremo abre um leque de precedentes jurídicos.

Mas sem duvida o grande vencedor foram os movimentos sociais de diversidade sexual, de pessoas que resolveram peitar o preconceito e a discriminação, que resolveram dizer que a diversidade sexual existe, e que a sociedade precisa avançar. Uma vitoria na verdade das Paradas do Orgulho da Diversidade Sexual, que existem a anos, que tem vários problemas, e verdade, mas que serviram pra visibilizar o que antes as pessoas não queriam ver.

Vamos a luta por uma sociedade sem preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário