Hoje deve ter ato em frente a Prefeitura as 9 da manha tocado pelos companheiros do
Coletivo Vamos a Luta contra o aumento da passagem de
onibus.
A CTBEL já bateu o martelo de que haverá aumento. Vamos ver a forca da mobilização para barrar o aumento da tarifa.
OPOSIÇÃO AOS PLANOS DA REITORIA EXPANDIR MAIS A UFPA PARA O INTERIOR OU JACARÉ QUERENDO MAIS BOLSA
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Dias atrás, a PROPESP divulgou a carta de Boa Vista, documento produzido
no Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação - Regional
Norte, com um preciso diagnóstico sobre o desenvolvimento científico e
tecnológico na região.
Aproveito para passar uma impressão pessoal sobre o assunto, no que diz
respeito ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino de Matemática na
região e também, no final do e-mail, faço uma proposta para melhorar a
produção científica na região. Essa visão pessoal talvez não ajude
muito na tentativa de sensibilizar os órgãos de fomento para a nossa
causa, mas ajuda, acredito, a entender um pouco esse nosso atraso. Quanto
à proposta, espero a contribuição dos colegas, para que juntos, possamos
levar ao nosso Pró-Reitor, Prof. Emannoel Tourinho.
As Universidades Públicas instaladas no Norte, em particular a UFPA, em
decorrência das dimensões continentais da região, fizeram a opção da
interiorização com o objetivo de levar o conhecimento científico a cada
município da região. O modelo que foi adotado foi um modelo diferente ao
adotado pela USP, por exemplo. A interiorização da USP respeitava a
vocação das regiões em que ela se instalava. O modelo da UFPA precisava
levar cursos básicos, como por exemplo, Matemática, Letras e Pedagogia.
Quando olhamos hoje, avaliamos que esse modelo deu certo, haja vista o
curso de Biologia de excelência que temos em Bragança e outros cursos que
deverão se tornar cursos de excelência, sem falar na oportunidade que
alunos do interior do Estado tiveram para ingressar em programas de
Mestrado e Doutorado.
Entretanto, um preço muito alto também foi pago. Na Matemática é grande
o número de Doutores que não publicaram suas teses de doutorado e é
também grande o número de "mortes científicas". A causa disso, creio,
é o incentivo financeiro que os professores recebiam e ainda recebem para
participar dos cursos de interiorização. Um curso de 90 horas que é dado
em 10 dias rende 6 bolsas de 1.300,00, valor este superior ao valor da
bolsa de produtividade nível 2 do CNPQ. Esses cursos ocorriam e ainda
ocorrem no período de férias, período este que a área de Matemática
utiliza para os chamados cursos de verão, que nada mais é que a
movimentação docente entre as instituições, visando essencialmente o
fomento a pesquisa. Sem falar que os Professores que ainda não tem o curso
de Doutorado, não querem mais se ausentar das suas instituições visando
a sua qualificação profissional, pois não querem perder a oportunidade
da complementação salarial através desses cursos de 10 dias.
Assim, a pesquisa em Matemática e, por consequência, o trabalho de
orientação, tornou-se um trabalho de poucos abnegados que muitas vezes
trocam a oportunidade de dar um curso de 10 dias e ganhar 6.500,00 por
passar 10 dias em outra instituição fazendo pesquisa. Infelizmente este
preço alto continua sendo pago.
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Abraços
Giovany Figueiredo - Coordenador do PPGME - Programa de Pós-Graduação em
Matemática e Estatísitica