Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 2 de março de 2011

UNAMA e as bolsas-trabalho


Engana-se quem pensa que foram só nas universidades públicas que a substituição de funcionários ou servidores por estudantes com bolsas-trabalho se tornou uma prática comum.

A Universidade da Amazônia - UNAMA esta fazendo seleção para o chamado "estágio não obrigatorio", para trabalhos administrativos na TV UNAMA, Gerencia de Marketing,
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas, Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação, Departamento de Administração, Escritório Técnico de Engenharia e Arquitetura, Escritório Técnico de Economia, Administração e Contabilidade , Coordenação do Curso de Ciência da Computação, Empresa Júnior, Associação dos Antigos Alunos da UNAMA, Incubadora de Empresas e Coordenação de Pós-Graduação Lato-Senso.

Este estagio não obrigatória significa na prática a substituição de funcionários por estudantes, o que implica em abrir mão de pagamentos de direitos trabalhistas.
Para uma instituição privada, que preza pelo lucro, trata-se de um golaço no sentido de diminuir despesas. O que se pode observar é que se começa com vários departamentos e setores da universidade, o que, na atual crise financeira das instituições particulares, tende a aumentar.

Na verdade opera uma lógicas nas universidade particulares de quase nenhuma política de assistência estudantil, no qual hoje o tripé ensino, pesquisa e extensão quase inexiste, mesmo em universidades (seus objetivos institucionais obrigam a existência de pesquisa), e o caminho que a UNAMA aparentemente está tomando é de colocar o aluno pra desempenhar funções administrativas que pouco irão contribuir para a sua qualificação, por na maioria das vezes não ter relação com o seu curso.

Lamentamos.

2 comentários:

  1. Fui estagiária da Unama durante um ano.
    Desculpa mas acho que quem te passou essas informações te enganou
    O meu estágio foi muito bom. Não digo que foi ótimo pq tive alguns problemas por lá
    Mas fui sempre tratada como estagiaria mesmo
    Nunca rolou aquele negócio de "trazer cafezinhO" sabe?
    Não sei se a Unama faz isso pra contratar menos funcionarios mas se ela oferece eu aproveitei e recomendo ;)

    ResponderExcluir
  2. Corretamente...
    O que questionamos e justamente o seu ultimo comentario, que a unama vem a fazer isso pra contratar menos funcionarios, e que estagios como esse sao importantes pra pessoa poder pagar a mensalidade, mas em si nao contruibuem com a formacao, porque a pessoa vem a desempenhar funcoes administrativas...

    ResponderExcluir