Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de março de 2011

Questão de ordem - e o decoro parlamentar?


Bom dizem por ai que decoro parlamentar e a postura exemplar que um parlamentar deveria ter como representante eleito pela sociedade.

Mas já faz tempo que o tal decoro foi mandado pras cucuias pelo deputado Jair Bolsonaro (PTB/RJ), auto-intitulado de defensor da instituição família. Mas vamos pontuar algumas coisas: o preconceito contra homossexuais, a famosa homofobia, não e (ainda) um crime, e deputado a incita num tipo de preconceito que fazia tempo que não via nessa intensidade.

Pois bem, agora o racismo, a injuria racial, crime inafiancavel, expressado através de falas do parlamentar dizendo que um filho casar com uma negra e uma promiscuidade.

O tal decoro parlamentar e recurso de retórica na democracia brasileira.

Lembro que a senadora Marinor quando era vereadora em Belém e denunciava a corrupção e as ratazanas de terno e gravata da nossa politica foi processada, ameaçada por quebra de decoro. Hoje um parlamentar simplesmente fala todo tipo de ofensas aos negros, diga-se de passagem criminalizadas depois de anos de luta do movimento pela igualdade racial, e nada se faz.

Ate quando o Congresso vai ficar calado? Provavelmente por muito tempo, afinal outros criminosos que fizeram muito mais estão soltos.

Talvez do Supremo, donde vieram algumas posicoes progressistas possa-se esperar alguma coisa.

Mas e preciso que façamos movimentos de novo. Que os defensores dos direitos humanos se unam e com a forca das mobiliza coes possamos impor derrotas ao novo conservadorismo que assombra nosso horizonte, e que imponhamos decoro parlamentar com a forca dos movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário