Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pesquisa do LCP repercute no Pará

A pesquisa de intenções de voto do Laboratório de Ciência Politica do Programa de Pós-Graduação em Ciência Politica do IFCH/UFPA repercutiu bem na sociedade paraense. Os principais meios de comunicação falavam dela e hoje devem noticia-la, e também na blogosfera paraense, sendo devidamente registrada no TRE.
A pesquisa da uma ampla vantagem do candidato Simao Jatene do PSDB sobre a petista Ana Júlia, que tenta a reeleição, e foi conduzida pelos cientistas políticos do Programa, todos com solida formação, nas mais competentes universidades, desde o IUPERJ ate a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França.
A questão que ainda não entendi, devo ler mais sobre o assunto se refere ao financiamento da pesquisa, a partir da parceria público-privada, o que revela o pragmatismo do mercado adentrando as universidades, ou seja, as universidades recebem dinheiro para fazer uma pesquisa muito empírica, cujos resultados o mercado está avido, no caso o mercado é representado por grupos políticos ou instituições do terceiro setor que tem interesse naquilo que a UFPA pode oferecer.
Por um lado a pesquisa foi muito boa, oportunizando aos alunos o contato com a pesquisa de campo, com técnicas de coleta de dados e entrevistas, entre outros. Por outro lado, essas pesquisas de opinião, de intenção devotos, entre outros, ao pode torar-se a principal demanda na agenda de pesquisas da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário