Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Movimentação em Ciencias Sociais na Universidade da Amazonia

Os alunos de Ciencias Sociais da Universidade da Amazonia reinvindicam da Reitoria da instituição a abertura de vagas no edital do vestibular, elencando uma serie de argumentos, entre os quais a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio, aprovada pela Lei 11684/08.
Lembro que na epoca em que presidi o CACS Lucio Flavio Pinto questionavamos da reitoria o porque da nao abertura de vagas. O pró-reitor de ensino, Prof. Mario Guzzo, afimava que o curso era deficitario. Ora, sabemos que nao existia defict, ou se existisse era preciso que os livros-caixas fossem abertos.

Segue abaixo a carta dos estudantes ao Reitor, Prof. Antonio Vaz

Magnífico Reitor

Com o devido acatamento, os alunos do curso de Ciências Sociais, distribuídos em quatro turmas, vem, respeitosamente, requerer a atenção de V. Ex. para o que se expõe.

Em declaração do Prof. Edval Bernardino, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação-CCHE, por ocasião da apresentação da nova Coordenadora do Curso de Ciências Sociais Prof. Rúbia Pimentel, o mesmo afirmou a todos os alunos presentes o desejo expresso desta Instituição de Ensino em promover, para o Vestibular 2011, a abertura de 50 vagas para o curso de Ciências Sociais, tendo em vista o alto conceito (3 e 4 estrelas) conferido pelo Guia dos Estudantes e pelo ENAD, respectivamente.

Aliado a esse fato, a aprovação pelo Senado Federal da Lei nº. 11.684/08, que dispõe da inserção do ensino de Sociologia e Filosofia nos três anos do ensino médio, previu que estas disciplinas deverão ser ministradas por pessoas graduadas ou especializadas na área de Ciências Sociais. Além disso, os demais cursos desta Universidade possuem na matriz curricular pelo menos uma disciplina referente ao curso de Ciências Sociais. Todos esses fatos indicam, em nossa opinião, a necessidade do incremento da oferta de vagas para o curso de Ciências Sociais, em virtude do eventual aumento da demanda por estes profissionais.

Ocorre, Magnífico Reitor, que o Edital do Vestibular veiculado pela imprensa, para nossa surpresa, inexplicavelmente não disponibiliza nenhuma vaga para o Curso de Ciências Sociais mesmo diante dos fatos acima exposto.

Os alunos do curso entendem que a extinção das vagas oferecidas ao Curso de Ciências Sociais, enfraquece a respeitabilidade do diploma dessa conceituada Instituição de Ensino.
Dessa forma, solicitamos que a Reitoria da Unama se manifeste publicamente para justificar tal acontecimento, bem como que seja reconsiderado o Edital do Vestibular 2011, a fim de que o mesmo possa contemplar as 50 vagas para o curso de Ciências sociais reivindicadas.
Respeitosamente,

Alunos do Curso de Ciências Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário