Visualizações de página do mês passado

domingo, 6 de junho de 2010

Parada em Sao Paulo volta a bater records




A 14º edição da Parada da Diversidade Sexual deve levar cerca de três milhões de pessoas paras as ruas de São Paulo, mais uma vez batendo records.
O tema deste ano é “vote contra a homofobia”. A Parada já se impôs como um movimento social respeitado no mundo todo. Hoje, nenhum movimento, seja sindical, estudantil, de meio ambiente, de direitos humanos, pacifista, consegue aglutinar tantas pessoas. A repressão ao movimento aparentemente acabou. Hoje em poucos lugares as prefeituras negam alvarás para a realização do evento.
No dia 04 de Junho a Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa que afirma que a maioria dos brasileiros são contra a adoção por casais homossexuais, numa resposta à decisão do Supremo de reconhecer o direito de pessoas do mesmo sexo adotar uma criança.
Essa decisão só foi possível pela força dos movimentos sociais pela igualdade de direitos. Só foi possível porque no limite muitos homossexuais saíram do armário, lutaram anos a fio por uma sociedade mais justa, por um mundo com menos preconceito, fazendo parte de uma vanguarda importante que não se intimida com os dados contundentes do nosso país: a cada dois dias um homossexual é morto por razoes homofobicas.
Parabéns aos que lutam não somente um dia, mas outros 364 dias por um mundo melhor. À eles o nossos parabéns e a nossa homenagem.
Mas também há de se reconhecer as contradições. As contradições que emergem do tema da Parada. Votar contra a homofobia é uma bandeira que deve se deve levantar. Mas quais partidos hoje tem moral pra levantar essa bandeira ou merecer o voto dos que votam contra a homofobia?
Serra e o tucanato que sempre representaram as forças conservadoras não merecem sequer a lembrança, afinal foi FHC que pegou sem jeito na bandeira do arco-íris. Lula foi aquele que tentou expulsar um jornalista norte-americano que o chamou de cachaceiro, quem não se lembra da frase: “eu vou expulsar hoje porque ele me chamou de cachaceiro, amanhã ele me chama de gay e eu não vou poder fazer nada”. Afinal, o mesmo PT de Marta Suplicy que fez insinuações sobre a sexualidade de Gilberto Kassab. Afinal, o mesmo PT que se esforçou pra salvar sanguessugas e mensaleiros mas não consegue convencer seus aliados Jader Barbalho, Renan Calheiros e Sarney a aprovar a criminalização da homofobia.
É preciso fazer da luta contra a homofobia um valor presente em cada trincheira de luta, seja no movimento estudantil, sindical, camponês, popular, ou qualquer outro, e que as nossas vanguardas se sensibilizem.
Vamos a luta por uma sociedade libertaria, sem machismo, racismo ou homofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário