Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sobre a segurança na UFPA

Escrevo este texto pra apresentar um outro ponto de vista do que esta no blog do querido professor Edir Veiga.

O debate sobre a segurança na UFPA já dura vários anos, já fizemos os nossos atos de velas pra protestar contra a falta de segurança e iluminação na universidade, e há muito denunciamos este problema.

Um dos principais problemas da sociedade neoliberal é o pragmatismo. Se a universidade está caindo aos pedaços vamos privatiza-la, se o problema que alguns pensam que é o forró, então vamos fecha-lo. O debate e bem diferente.

Em primeiro lugar esquecem-se de dizer que a segurança na universidade é patrimonial, esta pra defender apenas o patrimonio físico da instituição. Os seguranças não estão nem aí se alguém é assaltado perto deles, afinal fazem cerca de 20 anos que não tem concurso público pra segurança da universidade. Isso muitos esquecem de esclarecer. Por outro lado a reitoria tem a proposta de trazer a PM pro Campus, a PM que bate assassina trabalhadores sem terra, que reprimem professores em greve (um direito legitimo conquistado a duras penas pela classe trabalhadora), a mesma PM que humilha jovens na rua com o Baculation.

A saída da segurança da universidade não precisa vir da pactuação, dos acordos, da colaboração. Ela vem da mobilização, a universidade é responsável pela segurança da comunidade academica, e não o contrario. Até tentativa de estupro ja ocorreu contra a prof. Lilian, diretora da Escola de Aplicação, dentro do Vadiao.

As atividades culturais são um direito dos estudantes, direitos não se reduzem, se ampliam. Um simples argumento mostra como a criminalização do forró não se sustenta. É como se a violência e a insegurança no Campus fossem restritos aos dias de vadiao, e como se na segunda, terça e quarta-feira o Campus fosse uma fortaleza.

As drogas são um problema mais amplo da sociedade, e na UFPA não estão somente no Vadiao.

Concordo que chamemos os omissos à responsabilidade, mas os principais omissos na universidade neste caso mão é a reitoria?

Um comentário: