Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Questao do ENEM

Diretor da UNE lamenta comemoração da entidade

Nos dias 6 e 7/11, cerca de 4 milhões de estudantes em todo o país fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Havia uma grande apreensão em torno do dia da prova. O desgaste físico e psicológico imposto pelo imenso número de questões e as horas dedicadas aos estudos ao longo de um ano ou mais em casa e nos cursinhos eram já por si só, elementos de grande pressão sobre os estudantes.


Entretanto, a exemplo do que ocorreu no ano de 2009, quando houve o vazamento da prova, mais uma vez o ENEM causa uma série de transtornos ao conjunto dos estudantes. Logo no sábado, dia 06, os problemas na folha de respostas e na prova amarela, ocasionadas por erro na impressão, levou a justiça a cancelar o exame.


No domingo, na página do MEC no Twitter, um absurdo “comunicado” dizia que ‘os alunos que já "dançaram" no exame e tentam tumultuar as redes sociais estão sendo monitorados e acompanhados e o Inep pode processá-los’, dito num claro tom de ameaça e truculência aos estudantes que se indignaram.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o Enem. Disse o seguinte: 'O sucesso do Enem foi total e absoluto', afirmou. Sobre eventuais falhas na aplicação do Exame, ele disse que não houve "nada que tenha causado nenhum problema no resultado e na prova".

O diretor de Universidades Públicas da UNE – Silaedson Silva Juninho diz “lamentável que UNE e a UBES comemorem decisão da justiça de liberar o ENEM, o papel da UNE deveria ser na defesa dos estudantes!”, depois das mesmas só terem lamentado o ocorrido, exigindo retratação pública do MEC sobre as declarações no twitter, fazendo coro com o governo saem a dizer que problema não está na forma do exame, mas sim em problemas técnicos ocorridos. Nada mais falso.

O Coletivo Vamos à Luta (oposição a direção majoritária da UNE), entende que os problemas ocorridos no ENEM neste e no ano anterior mostra o total desrespeito aos estudantes de todo o Brasil, a prova mal elaborada trouxe muita dor de cabeça para quem passou o ano todo esperando para fazê-la.


A declaração de Lula que a aplicação da prova foi um sucesso deixou assim os jovens indignados, que fizeram a prova durante a tarde, em 2 dias (sábado e domingo), sem ao menos relógio para marcar o tempo de prova (prática primitiva de tortura usada em estudantes décadas atrás).

Dificuldades para entrar na universidade


O acesso ao Ensino superior público no Brasil é antidemocrático. Menos de 4% da juventude chega a universidade. O Novo ENEM, anunciado demagogicamente como o “fim do vestibular”, tem se provado uma farsa. Além de todos os problemas técnicos, se mostra ainda mais excludente.

O Novo ENEM não prevê a criação de nenhuma nova vaga nas universidades, nenhuma nova sala de aula. No novo sistema de acesso, apenas se substituiu as provas de vestibular tradicional por um vestibular nacional = ENEM. Lula e Dilma acabam de colocar no orçamento de 2011 corte de verbas nas áreas sociais, só a saúde e Educação somadas não chegam a 5% do orçamento apresentado, enquanto para os banqueiros são mais de 36%.


Com uma prova padronizada sendo passada em todo o país, aspectos regionais são desprezados. Garantindo que estudantes de uma determinada região levem vantagem sobre outras.


O MEC fala que com o novo ENEM irá democratizar as oportunidades de acesso; possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Quanta mentira!

As matrículas das universidades de 2010 demonstraram ao mesmo tempo a insuficiência de vagas e a evasão fruto da falta de assistência estudantil.

A única forma de reverter os problemas do ensino superior brasileiro é que o próximo governo Dilma cumpra o que a exigência da sociedade brasileira: 10% do PIB para a educação.

Vamos à Luta em defesa da universalização do acesso ao ensino superior


Por todos os recentes acontecimentos e pela forma que se propõe, é necessário superar o ENEM como forma de acesso ao ensino superior e garantir o direito constitucional de estudar na universidade à juventude brasileira.

Defendemos a desvinculação do ENEM como forma de acesso à universidade. Com maior investimento no ensino básico, médio e superior é possível caminhar para a inexistência do vestibular.


Em todo o país, estudantes tem marcado mobilizações como SP, RJ, MG, PR, PA e RS. Nos somamos aos que lutam contra a farsa do ENEM, vamos exigir mais verbas para educação e universidade para todos, todas as ruas no dia 15/11.

Silaedson Silva Juninho

Dir de Públicas da UNE - Oposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário