Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Definições no IFCH

Este fim de ano esta sendo de muitas definições pro xadrez político no IFCH. No CA de Ciências Sociais o quadro segue sem uma fotografia que possa definir como o CA irá se comportar politicamente no próximo periodo.

Hoje e amanhã estamos tendo eleições pro CA de Geografia. Lá temos duas chapas: chapa 1 "Alternativa", ligada aos professores João Márcio e Geovani Mota, diretor geral do IFCH e articulador politico do IFCH, respectivamente. Portanto, pro mapa politicocaso a chapa1 é possivel que se tenham mais de um CA com o discurso da cooperação institucional. Por outro lado a chapa 2 "Quem vem com tudo nao cansa", dirigida pela CST, corrente interna do PSOL, do ex-deputado Babá e que por anos dirigiu o movimento estudantil da UFPA, tenta vencer a disputa, apresentando uma plataforma politica que busca dialogar com os academicos, sem perder a autonomia necessária para lutar e fazer enfrentamentos que forem precisos. No CA de Geografia sao dez cargos e a gestao é proporcional, e minha aposta é de que hoje a eleição terminou com vantagem pra chapa 2, mas sem no entanto conseguir uma diferença substancial para ter 6 cargos.

No CA de Historia a eleição deve ser somente no ano que vem, no inicio. A disputa ser´travada principalmente pelo voto dos calouros. Existe hoje o PSTU tentando retomar a hegemonia que um dia teve, mas sem a experiencia dos seus quadros do passado, e por outro lado a APS com um militante que tambem conhece a situação do curso.

Um comentário:

  1. nuito boa a analise, mas a novos debates ainda internos no ifch que prometem mudar essa conjuntura de "bonaç" que passa o ifch e a facção politica que dirige o instituto.

    ResponderExcluir