Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eleições CACS - Oposições triunfam

Terminou ainda a pouco a eleição do CA de Ciências Sociais da UFPA.
Os números ficaram assim:

Chapa 1 - 66 votos
Chapa 3 - 59 votos
Chapa 2 - 56 votos

A primeira imagem que fica é de que foi uma eleição apertada, e de fato foi. Mas a principal mensagem é de que existe um sentimento de rejeição no curso à atual gestão do CA. A chapa 2 é composta por pessoas novas, mas que pelo fato de colocarem na chapa membros da atual gestão, acabaram arcando com um ônus muito caro. As chapas de oposição, 1 e 3, conseguiram capilarizar esse sentimento em termos de votos, o que dá cerca de 70% dos votos pra oposição.

Confesso que o resultado me surpreendeu. Explico: a chapa 1 poderia ter tido muito mais votos, mas ainda falta a experiência eleitoral que a chapa 2 tem. A chapa 2 por sua vez me surpreendeu pra baixo, pois esperava que ficassem em segundo lugar. A chapa 3 mesmo com representantes de apenas uma sala soube não ser sectária e deixar a chapa 2 em último lugar.

Numa analise mais profunda é preciso ver alguns elementos. Não se enganem, a chapa 2 tinha por trás a força oculta dos partidos e correntes, PSTU e CST/PSOL. A eleição comprovou o fiasco que foi a gestão do PSTU. Por outro lado acho que o maior derrotado foi a CST, que mais uma vez entrou numa chapa junto com o PSTU em Ciências Sociais e assumiu um ónus que não era seu, uma conta cara demais pra pagar.

Do outro lado, comprova-se a força emergente da liderança de Ronaldo no curso.

Provavelmente a divisão de cargos deve ser assim:
4 cargos pra chapa 1, que tem direito a reivindicar a coordenação geral e a secretaria-geral ou tesouraria.
4 cargos pra chapa 3, que tem direito a reivindicar a vice-presidência ou tesouraria, ou secretaria geral em sua primeira pedida.
3 cargos pra chapa 2, que por ter sido a menos votada tem direito aos últimos cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário