Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

USP sai na frente na questao da diversidade sexual




Nesta época em que pipocaram ações contra a diversidade sexual, a USP foi pioneira nas universidades brasileiras a apresentar um plano concreto, uma plataforma de ações para reforçar a luta pela diversidade sexual.

Segue abaixo texto de Dário Neto, meu conhecido da USP, que milita na diversidade sexual.

No dia 09 de dezembro de 2010, no 130º Conselho de Cultura e Extensão da USP, foi proposta e aprovada o Programa USP - Diversidade que tratará de questões relativas à diversidade em sentido amplo, incluindo gradualmente diferentes segmentos e grupos. De início, o foco será em ações para a diversidade sexual, escolhida por demandar, no momento, ações mais imediatas. O programa será executado por meio de ações de cultura e extensão, envolvendo a comunidade USP e seu público. Essa iniciativa insere-se na assim chamara área “dos direitos”, integrando-se a outras ações de promoção da cidadania da PRCEU.

Mediante aos diversos atos homofóbicos ocorridos dentro da USP, como membro do Conselho Universitário desde 2006, tenho cobrado da Universidade políticas que coibam manifestações homofóbicas, como também ações que incentivem o respeito e a tolerância à diversidade. Desde o segundo semestre deste ano, fui convidado para compor o grupo que discutiria uma proposta de Programa e, resultado desse trabalho, o Pró-Reitor Adjunto de Cultura, Profº José Ricardo, docente da Medicina, encaminhou ao Conselho a minuta que cria o Programa. Por ser membro do Conselho de Cultura e Extensão, participei dessa reunião, defendendo a necessidade da criação da mesma. Além disso, também propomos uma Moção de Repúdio aos atos de homofobia ocorridos na região da Paulista, a qual foi aprovada e em breve será postada no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Dário Neto

Membro do Conselho Universitário da USP

Membro suplente do Conselho de Cultura e Extensão da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário