Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O PSOL nas eleições pelo Brasil e no Pará

To colocando aqui o resultado pro PSOL das eleições nacionalmente e no Pará.
Plinio de Arruda Sampaio teve quase 1% dos votos, tendo mais ou menos 800 mil votos no Brasil todo, dez vezes mais que o candidato do PSTU, Ze Maria.
Nas eleições pra governador o PSOL teve a maior votação no Distrito Federal,onde seu candidato teve quase 200 mil votos, ou 15% dos votos.
O PSOL terá um senador na proxima legislatura, Randolfe foi eleito como o mais votado no Amapá. Infelizmente Heloisa Helena nao foi vitoriosa na candidatura pro Senado em Alagoas.
No Ceara e no Rio Grande do Sul o PSOL tiveram dois candidatos a deputado federal que tiveram amboas uma votação expressiva (Renato Roseno no CE teve mais de 113 mil votos e Luciana Genro teve mais de 129 mil votos), mas nao foram eleitos por questoes ligadas ao quoeficiente. Fica o pesar principalmente por Luciana, reconhecida parlamentar da esquerda, e fundadora do PSOL quando da expulsao dos radicais.
No Rio de Janeiro Chico Alencar e o ex-BBB Jean Willys foram eleitos deputados federais. Ivan Valente renovou o mandato em Sao Paulo. Ressalte-seque no Rio de Janeiro o PSOL elegeu dois deputados estaduais também: Marcelo Freixe, ex-presidente da CPI das Milicias, e Janira Rocha, do SINTPREVS.
No Pará o PSOL candidato ao governo teve mais de 100 mil votos, algo bom pra um partido sem estrutura, e pra quem estava debutando em eleições. Na proporcional o PSOL teve de conjunto 35 mil votos pra deputados federais, com Beto e Silvia Leticia como os mais votados, 8.200 e 3.200 votos respectivamente. Na chapa estadual o PSOL teve 121 mil votos, com Edmilson Rodrigues sendo eleito deputado estadual.
Os louros da contabilidade eleitoral no Pará ficam pro Tailson, de Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário