Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CEB vencido pela direção majoritaria da UNE e eleições DCE UFPA

Ontem ocorreu CEB estadual, um Conselho de Centros Academicos para definir as regras da eleição e a comissão eleitoral para as eleições do Diretorio Central dos Estudantes da UFPA, numa outra postagem passo o numero exato de CA's presentes.

A avaliação é que PT e PC do B tinham dois centros academicos a mais. Houve receio por parte do PSOL e PSTU em submeter as propostas divergentes à votação.

A comissão eleitoral que geralmente é composta por cinco pessoas deveria ir pra sete membros, mas ficou em seis membros.

A divisão da comissão eleitoral deve ser assim: dois membros pra atual gestão do DCE, um indicado pelo coletivo Romper o Dia, acho que o mestrando em Psicologia Diogo, ex-coordenador do DCE, e um pelo Vamos a Luta, e mais um pela ANEL. Os outros três membros serão indicados pela direção majoritaria da UNE: um indicado pelo PC do B, que eu aposto que seja o camarada Alan Frick, um pela DS, tendência do PT, provavelmente o discente Daniel, e mais um que deve ser indicado por outro grupo politico que vai fechar bloco com PT e PC do B, acredito que o PDT.

Esta deve ser uma eleição bem complicada, pois polemicas na comissão eleitoral não serão resolvidas com votação: não nos enganemos, serão seis integrantes experientes e compromissados com os setores que estão disputando a eleição, o que vai envolver acordos pra "coisa andar", ou seja, concessao de ambas as partes.

Politicamente quem venceu o CEB foi a direção majoritaria. O CEB é sempre um retrato ou uma fotografia de quantos centros academicos cada setor tem, que resulta diretamente no resultado eleitoral do DCE. Ou seja, se pode dizer que a priori a direção majoriaria da UNE já começa com uma certa vantagem, pois depois de 6 anos conseguiu vencer um CEB.

Agora está mesmo confirmado: os setores do PSOL e o PSTU ja confirmaram uma chapa, PT, PC do B e PDT também confirmaram. A eleição caminha pra ser plesbicitaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário