SEGUIR O EXEMPLO DA JUVENTUDE FRANCESA!
Por Denis Vale*
O governo francês do Presidente Nicolas Sarkozy acaba de conquistar a aprovação de seu projeto de reforma da previdência que consiste no aumento da idade para aposentadoria e diminuição nos valores pagos aos aposentados. No entanto, como diz o ditado, o governo de Sarkozy, “ganhou, mas perdeu”.
Ganhou porque conseguiu depois de mais 150 horas de debate no senado francês a aprovação, com pouco mais de 53% dos votos, do projeto que prevê a reforma da previdência. Porém, perdeu, porque fez surgir uma rebelião na frança com cerca de 3,5 milhões de manifestantes e 70% da população francesa a favor das manifestações e protestos por todo o país.
Contudo, o mais espetacular em todo esse processo é que surpreendentemente a juventude que está longe de sofrer com a reforma na aposentadoria ergueu seus gritos e rompeu o silêncio nas escolas.
O apoio dos jovens com idade máxima de 18 anos é o ingrediente explosivo que tem provocado um furacão nos corações e mentes dos trabalhadores franceses que cantam “todos juntos, todos juntos, greve geral” anunciando a possibilidade de uma greve em todos os setores da França frente a este ataque contra os seus direitos.
O ato da juventude francesa lembra o heróico episódio do maio de 68, quando estudantes e trabalhadores foram às ruas da França protagonizando um dos acontecimentos mais importantes do século XX.
Nesse momento, em que no Brasil o próximo governo seja Dilma ou Serra, já anuncia que aplicará uma nova reforma da previdência, onde a educação é tratada como mercadoria e os serviços públicos são precarizados, devemos seguir o exemplo da juventude francesa.
Ir às ruas em defesa da educação de qualidade, unir trabalhadores e estudantes e reviver a frase do maio francês: “sejamos realistas, exijamos o impossível!”.
* Ex-coordenador geral do DCE UNAMA, coordenação nacional de juventude Vamos a Luta
Nenhum comentário:
Postar um comentário