Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobre o CONUNE

Este foi meu quarto Congresso da UNE, o ultimo da graduação, e espero ir em outros ainda.

De longe, foi o melhor CONUNE pela esquerda que eu vi. As disputas com a direcao majoritaria da UNE, encabeçada pelo PC do B e apaninguados do PT, se dão nos Grupos de Discussão, que em muitos momentos pararam porque as disputas estavam exaltadas, da melhor maneira possível.

As palavras de ordem procuraram exaltar a poderosa greve dos servidores nas universidades publicas federais, do único setor hoje que esta enfrentando o governo, ainda que com uma direcao pelega através da FASUBRA.

O mais importante nisso foi que ficou claro: não tem como lutar por 10% do PIB pra educação ou mesmo os 7% que defende o PC do B, se hoje não existe luta contra os cortes no orçamento. E preciso que tomemos as ruas e as universidades, que nos somemos a greve dos servidores e que o ANDES se relocalize politicamente pra que neste momento possamos dar mais densidade a luta.

Da mesma forma que questionamos os cortes no orçamento, cantávamos na questão do sumiço dos recursos e a corrupção nos transportes, afinal "a Dilma comanda o bond dos empreiteiros".

Por outro lado, hoje o ex-presidente Lula sabe que existe um setor que não beija a mão dele, que não acha o Prouni a salvação do mundo e a redenção da divida histórica que temos com a democratizacao da comunicação. Fomos ao Encontro do Prouni onde estavam Lula, o ministro Haddad da educação, o ex-ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral, entre outros. Quando os governistas gritaram "Lula, guerreiro do povo brasileiro", respondemos "Lula, guerreiro do Palocci e do banqueiro".

Foi por apenas 15 votos que a esquerda da UNE não conquistou a Secretaria Geral da UNE, um cargo na executiva com ampla visibilidade, e desta vez foi por quebra de delegados.

A votação na plenária final não condiz com a luta. A esquerda da UNE dirige os principais DCE's do Brasil, de norte a sul, e precisamos ter uma unidade pra tocar lutas e enfrentar o governo Dilma, sempre na perspectiva da defesa do ensino publico, gratuito e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário