Visualizações de página do mês passado

sábado, 29 de maio de 2010

De qual PM estamos falando?


Esta semana ocorrerá a audiência pública dos estudantes da Universidade Federal do Pará com o reitor Carlos Maneschy sobre a segurança na universidade, depois do ato das velas com mais de 120 de estudantes, organizado pelo Diretorio Central dos Estudantes.
O fato novo e que deve ser o mais polêmico é a entrada ou não da Policia Militar na Cidade Universitaria. Esta semana um estudante foi preso dentro do campus, além de humilhado pela polícia militar da governadora Ana Júlia Carepa.
Esta atitude da Polícia Militar já foi contundente pra demonstrar seu excesso.
É preciso pontuar algumas coisas no debate de quarta no Centro de Convenções, e a primeira é a tradição de autoritarismo, exagero, excessos e repressão que caracteriza a Policia.
Estamos falando da mesma Policia que fez a operação contra a violência na Terra Firme no dia em que prenderam o estudante, e que no outro dia era denunciada na Corregedoria por vários excessos, pra usar um eufemismo.
Estamos falando da Policia Militar que no Pará repreende um sem número de manifestações, se alguém quiser esclarecimentos é só procurar os companheiros do MST, MAB, do Comitê Xingu Vivo, dos professores da rede pública, dos companheiros do movimento popular que por vezes tem que fechar ruas para serem vistos pela sociedade.
Qual a garantia que temos que uma vez autorizada a entrada da PM no campus, nós, estudantes, em qualquer simples manifestação, não seremos reprimidos? Será que vamos ver reproduzidas na UFPA a triste cena que vimos pela televisão da cavalaria de Arruda reprimindo estudantes que lutavam contra corrupção? Será que se for preciso ocupar a reitoria a PM não vai intervir?
Estamos falando de um Policia Militar que é mal preparada, que bate em muitos jovens, matando-os muitas vezes, e que no outro dia jornais dizem "foi acerto de contas com o tráfico".
Estamos falando da Policia Militar que não consegue com o seu efetivo policial garantir níveis mínimos de segurança na Terra Firme e no Guama, e qual a garantia que resolverá o problema da segurança na Cidade Universitaria?
Precisamos da Policia Militar sim, mas precisamos deles no Terminal de onibus, principalmente a noite, precisamos deles quando vamos pros outros portões, precisamos deles quando passamos de carro e somos assaltados na Perimetral em plena luz do dia. Precisamos da PM, mas creio que precisamos deles mais la fora do que dentro do campus.
Por ultimo fica a pergunta: será que a Policia Militar vai resolver o problema da segurança na universidade, ou será mais uma evasao para nao enfrentarmos os reais problemas?
Esta é uma questão que precisa ser muito bem debatida, e que há de se usar a experiência da sociedade paraense para definir os rumos da UFPA nos próximos anos.

2 comentários:

  1. Pedrinho , impressionante!!!!!
    aqui no Rio tb a coisa não esta muito diferente!!!!
    até quando as pessoas serão punidas por fumar um cigarro diferente do que é vendido livremente nos bares????
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Essa proposta da PM no campus é disfarce para futuras repressões aos estudantes quando fizerem suas mobilizações. O que queremos é concurso público para técnicos, pois como eles próprios admitem: são mais preparados para garatirem segurança na universidade.

    zaraia guará ferreira

    ResponderExcluir