Visualizações de página do mês passado

sábado, 29 de janeiro de 2011

Luta contra o aumento da passagem: entre o rabo preso e o divisionismo




Comecou a velha historia de todo inicio de ano: o aumento da passagem de onibus. De um lado os empresarios, que dizem que renovaram frota, que Belem tem uma passagem das mais baratas do Brasil, que a patronal tem perdas imensas, entre outros argumentos.
Do outro lado esta a populacao pobre, aqueles que dependem do transporte coletivo que esta com um preco pra la de absurdo, pra um dos Estados mais pobres do Brasil. Sao somente dois lados: o lado dos patroes e o lado da classe trabalhadora.

Mas algumas coisas precisam ser realçadas. Onde estão os caras pintadas? Onde esta o movimento estudantil que ate um tempo atrás era capaz de fazer tremer de medo governos e patroes?
Iniciamos a segunda década do século XXI com uma situação estarrecedora para os que sonham com um mundo melhor. De um lado a juventude governista (mensaleira?), encabeçada pelo PT e PC do B, já faz muito tempo que nao faz barulho, que nao coloca o bloco na rua. Lembro que em 2006 foi a ultima vez que PT e PC do B protestaram contra o aumento da passagem em Belém, sancionado sempre pelo nefasto Dudu. Mas as coisas mudam...O PTB de Dudu e do sanguessuga Josue Bengston era aliado da petista Ana Júlia, apoiava seu governo, tinham acordos que previam pagamentos pra prefeitura. Os vereadores do PT so depois de um certo tempo recuperaram o bom senso e votaram contra a privatização da agua. A juventude desses dois partidos por sua vez não faz oposição ao prefeito Dudu, e nem pode colocar o bloco na rua contra o aumento da passagem, afinal quem paga a conta escolhe a musica, ne? Pena que o maestro as vezes seja um tanto invisível. Garanto sem sombra de duvida nenhuma: Se PT e PC do B bancassem uma luta contra o aumento da passagem de onibus , colocasse suas bases na rua, Belém estaria entrando em um processo de luta que a anos não vimos e poderíamos barrar com mobilização o aumento da passagem.

Por outro lado o PSOL, através da CST, corrente do ex-deputado Baba, saiu na frente, com seu coletivo, o Vamos a Luta, e começou com sua vanguarda uma agitação na perspectiva de barrar o aumento da passagem. Ate onde eu sei, a APS, do PSOL, do deputado Edmilson e da senadora Marinor Brito, também esta chamando mobilização para barrar o aumento da passagem. Ainda não sei o que estão fazendo os camaradas do coletivo Romper o Dia, que são maioria no DCE UFPA. Mas a imagem que fica e que o divisionismo, que prioriza a auto-construção dos seus campos, não contribuirá para barrar o aumento da passagem. Ou seja, cada grupo ira tentar se colocar como o mais revolucionario, o mais vanguarda, para poder cooptar mais quadros pra sua organização, e se auto-construir. Esquecem-se porem que a auto construção não vai ajudar os que mais precisam: a classe trabalhadora.

Enquanto isso a ANEL, entidade semi-fantasma do PSTU, fundada sob a agitacao e mantida sob propaganda revolucionaria, nem sequer pisou na avenida do samba pra barrar o aumento da passagem. Nem nota soltaram.

E como diz a musica...Eles venceram e o sinal esta fechado pra nos que somos jovens...

Um comentário:

  1. Companheiro e Xará Pedro!
    Não irei fazer um grande debate com você sobre se a juventude ainda mobiliza ou não para as pautas e lutas politicas, nem irei defender minha organização política (UJS) na qual vc chamou de governista e talvez "mesaleira", acho que temas assim, até para lhe convencer do contrario, precedem um debate ao vivo e a cores, e não por depoimentos nos blogs!
    So queria registrar que nao concordo com sua análise, até porque ano passado a UAP e UNE e junto com a ANEL e Oposição de esquerda da UNE, DCE UFPA e DCE UEPA fizeram a manifestação contra o aumento das passagens!
    Saudaçoes!E nesta semana iremos novamente fazer!

    Pedro Fonteles - Presidente da UAP

    ResponderExcluir