Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As disputas politicas no ENECS

Em primeiro lugar gostaria de justificar mais de um mês sem postagens. A correria da organização do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais - ENECS, depois três viagens não permitiram que houvesse atualizações.
O XXV ENECS ocorreu pela primeira vez em Belém. Embora tenha tido um menor número de participantes em relação a outros encontros (aproximadamente 500) foi um encontro mais participativo e propositivo, com vivências que aproximaram os estudantes do Brasil inteiro da realidade amazonica, com o MST, o Ver o Peso, comunidades ribeirinhas e a floresta.
As disputas politicas no Encontro ocorrem no espaço dos Grupos de discussão, pelo menos oficialmente. Pode-se destacar como elementos positivos no ENECS 2010 a construção de Grupos de Trabalho Permanentes - GTP's e a manutenção do CONECS - Conselho Nacional de Entidades de Ciências Sociais, que vai ser realizado no inicio de 2011 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mas a maior disputa foi sobre a polemica de criar ou não uma executiva de Ciências Sociais. Esta proposta foi levada a cabo e até as ultimas consequencias como a redenção pro movimento estudantil de Ciências Sociais - MECS pelos companheiros do PSTU e da ANEL.
A proposta de executiva pode ser descontruida sob alguns simples argumentos. Em nível regional o movimento de Ciencias Sociais praticamente não esta articulado. No Nordeste tem a CRECS - Coordenação dos Estudantes de Ciências Sociais, no sul é auto-gestão, no Norte, Sudeste e Centro-Oeste inexiste. Não é um anseio da base que exista executiva de ciências sociais, fato interessante porque os companheiros da ANEL e PSTU nem sequer chamaram uma assembleia em Ciências Sociais na UFPA pra apresentar a proposta. Ademais, o que queremos e uma oxigenação do MECS, e criação de uma executiva neste momento iria apenas servir pra atrelar as Ciências Sociais à ANEL, uma proposta aparatista e burocratizada, denunciada inclusive pelos companheiros de Brasília da Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC.
Felizmente a sensatez prevaleceu, afinal os estudantes de Ciências Sociais sabem o que esta acontecendo no mundo, pois um grupo grande de pessoas que nunca foram num ENECS apareceram pela primeira vez já com uma proposta simples, salvacionista e fechada. Resultado: a derrota veio no contraste visual, sem contestação.
Mas creio que o MECS deva crescer nos próximos anos, e sobretudo a partir do próximo ENECS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário