Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de março de 2010

Grades resolvem o problema da violencia na UFPA?


Na última segunda-feira 22 de março, realizou-se o Conselho de Entidades de Base , pra quem nao sabe é um Conselho de Centros Academicos, segunda instancia maior de deliberação do movimento estudantil da UFPA, atrás apenas do Congresso Estudantil.
Aprovou-se uma campanha pela base de imediata abertura do Restaurante Universitario, mas o que mais chamou atenção foi o debate da regulamentação das atividades culturais no espaço conhecido como Vadiao.
A violencia é um imperativo na cidade universitaria. Todas as noites os estudantes sao obrigados a sair em grupo, com medo de serem assaltados. Esta tragedia anunciada quase virou fato no ano passado, quando a professora Lilian Brito, da ADUFPA, sofreu uma tentativa de estupro nos altos do Vadiao.
A solução pra este problema todos sabemos: contratação de mais seguranças, iluminação, circular rodando. Mas na contramão disso, e de forma comica, pra nao dizer tragica, a Reitoria da UFPA, à frente o Prof. Maneschy, apresentou proposta para resolver a segurança que falta nesses espaços: colocar grades no Vadiao durante as festas.
O que mais nos falta é o efetivo de segurança. O prof Maneschy saiu vitorioso na eleição com o slogan "é pra fazer melhor", mas até agora nao se viu aumentar segurança, o Circular é pouco, o campus está em muitos lugares um breu e a reitoria propoe que se coloque grade nas festas. E o caminho entre o Vadiao e os terminais de onibus? terao grades também? E nos dias que nao tem festa? O que se fazer?
Também me surpreendeu que seis Centros Academicos tenham votado na proposta da reitoria. Quando a farinha é pouca parece que o primeiro pirao é o meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário