tag:blogger.com,1999:blog-5006977032618205568.post9087816620560049789..comments2023-05-15T07:02:11.347-03:00Comments on Jacaré parado vira bolsa: Lattes e a delinqüência acadêmicaPedro Marahttp://www.blogger.com/profile/11115666552822591734noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5006977032618205568.post-17924055278642068152011-06-04T03:40:59.402-03:002011-06-04T03:40:59.402-03:00Dias atrás, a PROPESP divulgou a carta de Boa Vist...Dias atrás, a PROPESP divulgou a carta de Boa Vista, documento produzido<br />no Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação - Regional<br />Norte, com um preciso diagnóstico sobre o desenvolvimento científico e<br />tecnológico na região.<br /><br />Aproveito para passar uma impressão pessoal sobre o assunto, no que diz<br />respeito ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino de Matemática na<br />região e também, no final do e-mail, faço uma proposta para melhorar a<br />produção científica na região. Essa visão pessoal talvez não ajude<br />muito na tentativa de sensibilizar os órgãos de fomento para a nossa<br />causa, mas ajuda, acredito, a entender um pouco esse nosso atraso. Quanto<br />à proposta, espero a contribuição dos colegas, para que juntos, possamos<br />levar ao nosso Pró-Reitor, Prof. Emannoel Tourinho.<br /><br />As Universidades Públicas instaladas no Norte, em particular a UFPA, em<br />decorrência das dimensões continentais da região, fizeram a opção da<br />interiorização com o objetivo de levar o conhecimento científico a cada<br />município da região. O modelo que foi adotado foi um modelo diferente ao<br />adotado pela USP, por exemplo. A interiorização da USP respeitava a<br />vocação das regiões em que ela se instalava. O modelo da UFPA precisava<br />levar cursos básicos, como por exemplo, Matemática, Letras e Pedagogia.<br />Quando olhamos hoje, avaliamos que esse modelo deu certo, haja vista o<br />curso de Biologia de excelência que temos em Bragança e outros cursos que<br />deverão se tornar cursos de excelência, sem falar na oportunidade que<br />alunos do interior do Estado tiveram para ingressar em programas de<br />Mestrado e Doutorado.<br /><br />Entretanto, um preço muito alto também foi pago. Na Matemática é grande<br />o número de Doutores que não publicaram suas teses de doutorado e é<br />também grande o número de "mortes científicas". A causa disso, creio,<br />é o incentivo financeiro que os professores recebiam e ainda recebem para<br />participar dos cursos de interiorização. Um curso de 90 horas que é dado<br />em 10 dias rende 6 bolsas de 1.300,00, valor este superior ao valor da<br />bolsa de produtividade nível 2 do CNPQ. Esses cursos ocorriam e ainda<br />ocorrem no período de férias, período este que a área de Matemática<br />utiliza para os chamados cursos de verão, que nada mais é que a<br />movimentação docente entre as instituições, visando essencialmente o<br />fomento a pesquisa. Sem falar que os Professores que ainda não tem o curso<br />de Doutorado, não querem mais se ausentar das suas instituições visando<br />a sua qualificação profissional, pois não querem perder a oportunidade<br />da complementação salarial através desses cursos de 10 dias.<br /><br />Assim, a pesquisa em Matemática e, por consequência, o trabalho de<br />orientação, tornou-se um trabalho de poucos abnegados que muitas vezes<br />trocam a oportunidade de dar um curso de 10 dias e ganhar 6.500,00 por<br />passar 10 dias em outra instituição fazendo pesquisa. Infelizmente este<br />preço alto continua sendo pago.....<br /><br />Abraços<br /><br />Giovany Figueiredo - Coordenador do PPGME - Programa de Pós-Graduação em<br />Matemática e EstatísiticaAnonymousnoreply@blogger.com